sexta-feira, 9 de março de 2007

Bem-vindo ao II Congresso Ibérico do Castanheiro, que se realiza na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro(Clique aqui)


Bem-vindo ao II Congresso Ibérico do Castanheiro, que se realiza na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro(Clique aqui)


A organização do congresso tem o prazer de o convidar a participar no II Congresso Ibérico do Castanheiro.O castanheiro é a espécie base de um importante sistema agro-florestal na Europa Mediterrânica, e a principal fonte de rendimento em muitas localidades do Interior Norte e Centro de Portugal e Espanha, onde pode ser considerado uma cultura sobrevivente à actual crise do sector agrícola.Devido às alterações climáticas e ao emprego de técnicas culturais menos adequadas, esta espécie manifesta actualmente uma preocupante fragilidade que se tem reflectido em baixas produções e na crescente expansão de doenças que lhe estão associadas. Além disso, a globalização da economia trouxe novos desafios à comercialização da castanha, em especial no que diz respeito ao aumento da competição e à necessidade de melhorar a qualidade e aumentar a diversidade dos produtos dela resultantes.Por isso, e pelo crescente interesse na cultura como meio de valorização ambiental e económica das áreas de montanha, entendeu-se ser necessária e oportuna a realização deste evento. Ele surge na sequência dos Congressos Internacionais do Castanheiro realizados em Lourizán (Galiza)/Espanha e Chaves (Trás-os-Montes)/Portugal, e pretende-se que venha a constituir mais um instrumento de valorização e sustentabilidade deste tão nobre recurso endógeno, que fomenta a biodiversidade e melhora a qualidade ambiental e paisagística do território nestas regiões de ambos os países.


Nota:Texto e Imagem com direitos reservados a UTAD (em
http://home2.utad.pt/ibercast/)
O Projecto Floresta Unida recomenda a sua participação nesta acção.

Formação DFCI/DGRF




Formação DFCI/DGRF no C.O.T.F. , 26 a 28 de Fevereiro




Entre os dias de 26 de Fevereiro até 28 do corrente mês alguns membros do DFCI vão iniciar uma formação de Iniciação ao ARCGIS 9. O objectivo desta formação é preparara os Técnicos de forma técnica e profissional para a utilização desta preciosa ferramenta de trabalho. O início da formação vai ter como base dois módulos, o primeiro de Introdução aos sistemas de informação geográfica, e o segundo modulo com uma continuação aprofundada do primeiro módulo.Durante o tempo de duração desta formação o Projecto Floresta Unida irá fornecer mais notícias aos nossos visitantes. O Projecto Floresta Unida apoia estas iniciativas da DGRF/DFCI que tem como objectivo melhorar o óptimo profissionalismo destes operacionais.




Fotografia e texto propriedade de: Promotor Floresta Unida

quinta-feira, 8 de março de 2007

V Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia


V Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia
Vai-se realizar de 19 a 20 de Abril de 2007, a V Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, Portugal.
Fonte: IGEO

segunda-feira, 5 de março de 2007

1º Evento Público do Projecto Floresta Unida - Lousã

Hoje aconteceu o que todos esperavam




Hoje no aeródromo da Lousã teve lugar o primeiro evento publico do Projecto Floresta Unida, para além do principal objectivo que este projecto tem que é a preservação do nosso património florestal o Projecto Floresta Unida conseguiu também dar uma oportunidade de voar a quem nunca o tinha feito alguma vez na vida.
A afluência excedeu as nossas expectativas com a participação de largas dezenas de pessoas e com a promessa de que muitos grupos vão vir amanhã. Não temos dúvidas que quem entra dentro do avião sai de lá de dentro uma pessoa diferente. Espero que todos tenham gostado tanto como nós e espero que amanhã estejam tantos grupos como hoje. Obrigado a todos em especial a todos os que foram e vão amanhã ao aeródromo da Lousã, á empresa LASAIR e ao Sr. Presidente Dr. Fernando Carvalho na qualidade de Presidente da Câmara Municipal da Lousã pela cedência do espaço.




A chuva veio mas não ficou e quem queria voar voou.Veja as melhores Imagens desta tarde


No dia 4 de Manhã tivemos 2 viagens de Baptismo de Voo onde perto de 2 dezenas de pessoas tiveram hipótese de viajar de avião tal como aconteceu ontem dia 3 de Março. Para o dia 4 de Março temos previsão de chuva e céu nublado mas com aberturas para a tarde. Sendo assim pensamos que o Projecto Floresta Unida possa ainda possibilitar a mais alguns grupos de pessoas a oportunidade de voar e de ver toda a fauna e flora dos locais por onde passam. Tanto no dia 3 como no dia 4 escolhemos apenas alguns momentos fotográficos com permissão de quem foi fotografado , no entanto muito mais fotos foram tiradas. Agradecemos aos nossos visitantes que se quiserem ver as suas fotos no nosso Projecto que basta enviar ao cuidado de Promotor do Projecto Floresta Unida e para o E-Mail : florestaunida@gmail.com , referindo o seu nome e o dia em que esteve no evento realizado no aeródromo da Lousã.O Projecto Floresta Unida mais uma vez agradece a participação de todos os que vêm por bem. Mais uma vez agradecemos ao Sr. Presidente da Câmara Municipal da Lousã pela Cedência do espaço.Foram quase 150 pessoas que voaram com a Floresta Unida e a LASAIR, 86% nunca tinha andado de avião, o que era um sonho hoje é realidade, para além disto passaram nos dois dias pelo aeródromo da Lousã mais de 500 pessoas.O Promotor do Floresta Unida agradece a participação de todos.

Uma Floresta Unida com um Futuro Verde

Sub Projecto ASAS VERDES